Loading...

Página Inicial > Exames de Imagem > Duplex Scan


De origem inglesa, o nome duplex scan significa digitalização dupla e é um método que visa analisar os sistemas vasculares e fluxo sanguíneo em busca de anormalidades.

Também chamado de ecodoppler vascular ou ultrassonografia vascular, o procedimento une a tecnologia doppler à imagem ultrassonográfica anatômica bidimensional, sendo indolor e não invasivo. Ou seja, não é usada radiação ou é necessário injetar substâncias para sua realização.


O duplex scan ou ecodoppler vascular é uma técnica computadorizada que possibilita ao médico identificar alterações nas artérias e veias. Por meio das ondas ultrassonoras emitidas na corrente sanguínea, são geradas imagens que permitem a análise do funcionamento dos vasos e artérias. O procedimento é feito da mesmo modo como se faz uma ultrassonografia normal. Nele, o paciente deita-se numa maca e é passado um gel na região em que será feita a observação. O profissional que conduz o ecodoppler vascular utiliza um transdutor que capta as imagens, assim como um ultrassom obstétrico.
O Duplex Scan é indicado para:
  • Investigar casos de inchaços e dores nas pernas;
  • Monitorar varizes e má circulação do sangue;
  • Mapear veias em processos pré operatórios;
  • Verificar o funcionamento de um enxerto vascular, dentre outros.
Nos casos de pessoas que tenham histórico de diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença vascular periférica ou, ainda, que tenham sofrido episódios de acidente vascular cerebral, o duplex scan é altamente recomendado.